O Luxo dos 90 anos da Gucci
Nascida em Firenze em 1921, a grife de luxo italiana Gucci comemora 90 anos.
Em 1921, Guccio Gucci abriu uma empresa de artigos de couro e uma loja de malas em Florença, sua cidade natal. Embora sua visão para a marca tivesse tido inspiração na nobreza Inglesa enquanto trabalhou no famoso Hotel Savoy, seu objetivo ao retornar à Itália era o de aliar a sensibilidade clássica com as habilidades dos artesãos da Toscana.
Em poucos anos, a marca fez tanto sucesso com a clientela internacional de férias em Florença que a Gucci passou a se inspirar no mundo dos caveleiros aristocratas para criar a coleção de bolsas, baús, luvas, sapatos e cintos. Foi daí que surgiu a inspiração para o famoso símbolo da Gucci.
Alguns Ícones da Marca
The Jackie
Nomeada em homenagem à Jacqueline Kennedy depois de ser fotografada inúmeras vezes usando a bolsa na época em que era consultora na Doubleday.
Flora
A estampa floral foi criada especialmente para a Princesa de Mônaco Grace Kelly. Depois de uma visita à loja de Milão para a compra de uma bolsa com alça de bambu, Rodolfo Gucci insistiu para que ela escolhesse um presente. Grace Kelly disse que aceitaria um lenço, mas Rodolfo achou que não havia na loja uma estampa à altura da Princesa. Chamou o mais renomado ilustrador da época Vittorio Accornero e o pediu que criasse a mais bela estampa floral para um lenço. Nasceu a Flora.
Para os fãs da Gucci, a marca preparou dois presentes. O primeiro é o livro Gucci: The Making of, uma homenagem a todos os anos da marca em 384 páginas, 52 depoimentos e mais de 700 imagens.
O outro, ainda mais especial, é um museu dedicado à marca no centro de sua cidade natal, Florença. O museu ficará na Piazza della Signoria, um dos lugares mais charmosos da cidade, e contará com os arquivos e artigos emblemáticos da Gucci. No local, haverá também um café, uma loja Gucci e um espaço para eventos.