quinta-feira, 16 de junho de 2011

E já que estamos falando de luxo....

Que tal um pouco de história???


Vocês sabiam que a palavra luxo vem do latim e significa excesso, ostentação, abundância, refinamento? Já ouvi gente dizer e, concordo que a definição de luxo tem respostas diferentes se perguntada a pessoas diferentes. Também não dá para negar que com o passar do tempo, o significado da palavra luxo vai se modificando.

Eu particularmente adoro o significado de refinamento, e a isto acrescento encantamento, fantasia, beleza, Reis e Rainhas. Imediatamente, me transporto às cortes francesas, em especial a do Rei Luis XIV. Afinal de contas, ele é o inventor do luxo como conhecemos hoje. Foi no seu reinado que surgiram muitas das regras de etiqueta, que muitas tradições foram inventadas. O glamour, o luxo, a etiqueta significavam para ele vaidade e demonstração absoluta de poder.


Rei Luis XIV



 


Apesar das cortes sempre terem sido cercadas de luxo, o Rei Luis XIV conseguiu fazer com que seu estilo perpetuasse. As criações de sua corte deixaram de ser exclusividade dos nobres para se tornar objeto de consumo. E a França virou referência para roupas, móveis, jóias e culinária e passou a vender para a Europa inteira. Viu-se o surgimento da alta costura, das butiques, da alta gastronomia, dos salões de cabeleireiro. O champanhe e o diamante viraram sinônimos de luxo.



 


Foi durante o seu reinado que se iniciou a construção do esplendoroso Palácio de Versalhes. Um dos maiores palácios do mundo com duas mil janelas, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parques. A sala de espelhos, uma das mais suntuosas do Palácio, foi concebida por ele. Naquela época, o espelho era produzido em pequenas quantidades e custava uma fortuna. Na sala dos espelhos, paredes inteiras foram cobertas de espelhos. Suntuoso !!! Quem como eu já teve a oportunidade de estar lá sabe que a magia está por todo lado.


Sala dos Espelhos

 
É também no reinado de Luis XIV que surgem as festas petit comittée e o serviço à francesa, o guardanapo, a lingerie feminina, os sapatos de salto alto, espartilhos e rendas.

 
Um desfile de espartilhos causou escândalo na época, mas derivam daí os desfiles de moda de Paris.

No Reinado de Luis XIV, surge o diamante desbancando a pérola que no período era considerada a jóia mais nobre. O Rei Luis XIV ao conhecer o diamante mandou trazer todos os disponíveis e os tornou objeto de desejo na Europa.

Acredita-se que este diamante, hoje com 45.52 quilates, é


parte do famoso "Blue Tavernier Diamond".


Levado da Índia à Europa, foi adquirido por Luis XIV que


ordenou que fosse reduzido de 112 quilates para 67.50 para


realçar seu brilho!!!




O perfume também é deste período. Neste caso, por falta de banho. O que não é luxo, concordam???


Quem quiser ver um pouco mais da abundância e dos exageros da  corte francesa, especialmente no século XVIII pode assisitir ao filme de Sofia Coppola chamado Maria Antonieta. O luxo está em toda parte. Por aí se vê que a  Revolução Francesa não aconteceu a toa.



Amanhã tem mais luxo!!!

Até lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário