Vocês sabiam que a pérola é uma jóia naturalmente perfeita, que não requer lapidação ou polimento?
Indispensáveis, sejam eles falsos ou verdadeiros, de água doce ou salgada.
São, assim como os de diamantes, discretos para o dia e elegantes o suficiente para sair do escritório e cair na noite, o que os fazem também uma peça coringa.
Eu prefiro os brincos simples e de tamanho médio.
Alguns não tão discretos:
Um pouquinho de história:
Nenhuma outra gema tem uma história de mistério e romance como as pérolas. Em 3500 A.C., no Oriente Médio e na Ásia, elas já eram valorizadas como símbolos de pureza e de charme feminino. Na tradição japonesa, as pérolas sempre foram usadas para confortar o coração e acreditava-se, até, no seu poder medicinal, como o de parar os efeitos de um veneno mortal. Na Europa do século 19, as pérolas eram as favoritas da realeza, que as valorizavam mais que qualquer outra gema. E as mulheres americanas também se enamoraram pelo esplendor das pérolas.
Curiosidade:
A pérola resulta de um sistema de defesa da ostra contra invasores. Parasitas que se alojam no mantro da ostra, ou mesmo um grão de areia, são atacados por uma substância composta de aragonita (um tipo de calcário), uma outra substância orgânica igual a da concha externa e água. Essa mistura é chamada de nácar e cristaliza em camadas em cima do intruso, formando a peróla.
E para finalizar: Um sonho de consumo!!!! Duas criações da H.Stern
Nenhum comentário:
Postar um comentário