domingo, 10 de julho de 2011

Cinque terre... bem pertinho do paraíso




Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola, Riomaggiore são as cinco terras localizadas ao longo de uma estreita faixa de águas cristalinas do Mar Mediterrâneo em meio a quilômetros de muros de pedra.



É, sem dúvida, um dos lugares mais lindos que já visitei.

Encontrei uma reportagem na Folha de São Paulo que descreve brevemente cada uma das cinco terras.

A cidade de Cinque Terre possui uma singular alquimia de tradição, história e beleza, com natureza irregular e difícil. Revela um ângulo remoto e secreto da Itália, que ainda se conserva intacto e misterioso.

Tanto é que a Unesco elegeu esse pedaço de costa aberto para o mar, quase totalmente dominado pelas rochas e com praias escassas, como patrimônio da humanidade.




Seus primeiros colonos pouco conheciam do mar. Tinham uma relação maior com a terra. Para poder cultivar seus produtos, criaram terraços e muros de proteção sobre a costa. Esse processo durou mais de mil anos e criou uma cênica visão.

Com a criatividade de seus habitantes, que souberam extrair desse rústico ambiente natural as oportunidades para uma agricultura peculiar, Cinque Terre sobreviveu.

Em seus vinhedos cultivados em terraços que se alternam a níveis com plantações de oliveiras, são produzidas uvas que geram célebres vinhos, como aqueles que têm origem controlada e o vinho de palha Sciachetrá, raro e precioso. É necessário ficar atento para não se deixar enganar pelos comerciantes que ofertam esse vinho, pois muitos deles não vendem o verdadeiro Sciachetrá.

 
Únicas, as uvas selecionadas, após um tempo, são postas dentro de um sótão ou celeiro arejadas e protegidas da umidade e da luz do sol. Só após esse processo estarão prontas para a produção desse vinho doce.

Pode-se chegar aos seus cinco vilarejos --Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore-- de carro, a pé, somente para os amantes de trekking, ou de trem, maneira mais cômoda.

 


 
Monterroso al Mare é o centro principal. Logo ao lado da estação ferroviária, o viajante se depara com a zona turística de Fegina, que tem a melhor praia dessa região.
 
Vernazza é a próxima vila. Pequena e graciosa, sua praça fica animada, com restaurantes e bares. Depois, Corniglia, localizada 193 m acima do nível do mar, é o menor e mais silencioso vilarejo de Cinque Terre.

Prosseguindo viagem, chega-se a Manarola, de onde parte a celebre via dell'Amore, uma estrada escavada em meio às rochas sobre o mar.

 
Finalmente, encontra-se Riomaggiore, sede do Parque Nacional de Cinque Terre, que foi criado com o objetivo de manter um turismo responsável, investindo em sua identidade e seus produtos.














A partir desta semana, não percam úma série de postagens sobre as peças que toda mulher tem que ter no guarda-roupa...

Imperdível!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário