Escassez e criatividade 2
Pode parecer contraditório, mas a II Guerra Mundial foi sem dúvida uma época de muita riqueza no campo CRIATIVIDADE que trouxe inúmeros benefícios à moda e quebrou alguns paradigmas.
Alguns fatos:
1. Durante a II Guerra Mundial, quando todo o fornecimento era reduzido, cuffs eram consideradas uma perda de tecido, então saíram de moda. Isso ilustra quantas tendências nascem da necessidade.
2. Carros também eram ecassos durante o período, por isso, as mulheres começaram a pedalar para todos os lugares, foi aí que surgiram as bolsas de estilo mensageiro, que aliás, estão explodindo nesta temporada. Na época, elas eram consideradas avant-garde..
3. Tecido de para-quedas era usado para fazer roupas e baixo. Mesmo nos tempos de guerra, as mulheres entendiam a importância da lingerie.
4. As mulheres que nao conseguiam encontrar cetim ou tule usa em gaze para o acabamento dos seus vestidos e saias. Nós mulheres, somos mesmo incríveis!!!
5. As revistas femininas traziam dicas de como transformar um terno masculino em saia e blazer feminino. As calcas eram transformadas em saias descosturando a braguilha, cortando as pernas e usando o material extra para criar o forro. Para o blazer, bastava encurtar as mangas e a barra para transformá-lo em um blazer feminino.
6. Os fabricantes começaram a costurar etiquetas com instruções de lavagem nas roupas justamente porque cuidados apropriados fazem toda a diferença na longevidade dos tecidos.
Não se trata aqui de ser Poliana e ver tudo com bons olhos, mas um pouquinho de otimismo e criatividade trazem bons frutos sempre, especialmente em tempos de crise. Também não se trata de uma tentativa de frear o consumo, mas sim de estimular o consumo consciente e inteligente.
"Primeiramente e principalmente, eu uso o que amo."
Michelle Obama (primeira-dama dos EUA)
Estou com ela. É você quem deve ditar as regras do seu guarda-roupa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário