Escassez e criatividade
Postagem editada e sem erros de acentuação. E com fotos!!!
Ainda falando de como repaginar o seu guarda-roupa, fui buscar alguns fatos históricos que nos ilustram a importância de saber criar e recriar, reviver e renovar. Normalmente, a criatividade vem, por imposição até, nos tempos mais difíceis, de dinheiro curto e prioridades que passam longe da de renovar o conteúdo do guarda-roupa.
"Você não precisa gastar uma fortuna para estar fabulosa e nem sacrificar o estilo quando tem um orçamento apertado. Menos é realmente mais... Seu guarda-roupa é seu desafio; use suas limitações como inspiração para ver a ti e as tuas roupas com olhos frescos." Nina Garcia
Alguns fatos históricos:
Durante a Guerra Civil americana, tecido era tão escasso que as mulheres usavam toalhas de mesa, lençóis e ate cortinas para fazer vestidos com aparência luxuosa.
Durante a Grande Depressão, depois da quebra da bolsa de Nova York em 1929, devido a escassez de materiais, as pessoas usavam forro de bancos de carro velhos para fazer roupas do dia-a-dia. A Cruz Vermelha fez uma campanha para arrecadar sapatos velhos, desmonta-los e remonta-los usando pneus velhos como solas.
Hoje, os sapatos da Melissa são feitos de um material patenteado chamado MELFLEX, uma borracha hipoalergenica que e flexível, durável, reciclada e reciclavel. Parabéns à Melissa. Os sapatos são lindos e sustentáveis. Sem falar na grande sacada de fazer parceiras com designers consagrados.!!!
Falta de couro durante a II Guerra Mundial forçou os designers de sapatos a encontrar materiais alternativos para os sapatos, tais como madeira e cortiça. Surgiram os saltos plataforma.
Mas porquê não usarmos a criatividade também em tempos de fartura? É um exercício prazeroso e a colheita certamente é bastante farta. E mesmo que não seja, o máximo que pode acontecer é você descobrir algumas novas combinações para pecas antigas ou nem tão antigas assim e se desfazer daquelas que estão se amontoando num canto escuro do seu guarda-roupa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário